Açúcar, etanol e sustentabilidade.

Sobre a Usina Paineiras


Fundada em 1912, a Usina Paineiras S.A foi construída pelo Governo do Estado do Espírito Santo, dando início à formação de um parque industrial de grande importância para o Sul do Estado.

Em 1937, através de um leilão de privatização, foi comprada pelo engenheiro agrônomo Ataliba de Carvalho Britto, um mineiro que dedicou a sua vida para consolidar a Usina Paineiras. Ao seu lado sempre esteve a sua esposa, Dona Heloísa Sousa de Carvalho Brito, que marcou a história da Empresa com a sua força e coragem.

Foi em 1967 que a Usina Paineiras fundou a coligada Agropecuária Carvalho Brito S.A. (APECARB), especializada no cultivo de cana-de-açúcar e pecuária.

No ano de 2012 completou 100 anos de existência, sendo 75 anos sob a administração da família Carvalho Britto. Atualmente, a Usina Paineiras tem a capacidade de processar 1,2 milhão de toneladas de cana-de-açúcar por ano, o que garante o emprego direto e indireto de mais de 3 mil pessoas, tanto no Sul do Estado quanto no Norte do Rio de Janeiro.

A Usina Paineiras é referência no Estado na produção de açúcar e etanol, estando na lista das 200 maiores empresas do Espírito Santo. É a sexta maior indústria de alimentos do Estado e está entre as 100 maiores empresas privadas com capital capixaba.

A Usina Paineiras é o empreendimento industrial mais antigo do Estado do Espírito Santo em operação contínua.

+3000

colaboradores
diretos e indiretos

+110

anos em operação
ininterrupta

maior indústria de alimentos
do Estado