Localizada em Paineiras, município de Itapemirim – ES,  a Usina Paineiras S.A. ocupa uma área de 16.000 hectares de terra, sendo que o cultivo de cana-de-açúcar ocupa aproximadamente 10.000 hectares.
O restante da área é ocupada por pastagens e áreas de preservação ambiental.
Atualmente, a Usina Paineiras S.A. tem capacidade de processar 1.200.000 toneladas de cana-de-açúcar por ano, resultando numa produção de 60.000 toneladas de açúcar e 57.000 m3 de álcool anidro ou hidratado.
Além de produção de cana-de-açúcar, açúcar e álcool, o Grupo Paineiras destaca-se na criação de gado de corte, utilizando modernas técnicas de inseminação artificial, através de sua coligada – Agropecuária Carvalho Britto S\A .

A preocupação da Usina Paineiras com as questões ambientais é grande e se traduz em vários procedimentos para diminuir a poluição gerada por suas atividades.
A queima do bagaço da cana produz uma quantidade razoável de fuligem que seria lançada ao ar, se não fosse o processo de separação adotado na saída dos gazes nas caldeiras, que recolhe este material para, mais tarde, ser encaminhado à Agricultura.
As águas residuais da industria, que também são poluentes, são encaminhadas às grandes bacias de decantação e oxigenação da empresa.
Tanto as águas residuais, quanto o vinhoto ou vinhaça, que é o maior poluidor por nós produzido, são integralmente utilizados na ferti-irrigação dos canaviais. Da mesma forma, o lodo proveniente da decantação do caldo é utilizado na adubação das lavouras.
A Usina Paineiras possui e protege uma área florestal de cerca de 2.000 hectares de mata atlântica, promovendo, ainda, o reflorestamento das áreas sujeitas a erosão e as margens dos rios.
Nos últimos anos, foram plantados nos terrenos da Usina Paineiras  mais de 50.000 mudas, especialmente de espécies nativas da mata atlântica; mudas estas, aqui mesmo produzidas.

Criado em 1978, o Plano de Assistência Social (PAS), existe com a finalidade de atender as necessidades sociais dos funcionários do Grupo.
A assistência prestada aos funcionários se estende aos seus dependentes, alcançando um universo de aproximadamente 10.000 pessoas.
Na área médica, o PAS mantém um ambulatório, em cujas dependências funcionam dois consultórios, sala de curativos, vacinação e inalação, pediatria, ginecologia e clinica geral. O atendimento aqui realizado é absolutamente gratuito. Para consultas em outras especialidades, existe um convênio com uma cooperativa de medicina em grupo.
Duas ambulâncias ficam à disposição dos funcionários e dependentes 24 horas por dia.
A assistência odontológica é feita por um odontopediatra que atende crianças e adolescentes inteiramente de graça. Para os adultos, a Usina Paineiras mantém um consultório dentário, doado pela categoria, cobrando taxas simbólicas pelos atendimentos e tratamentos.
Na assistência educacional, a Usina Paineiras  mantém o funcionamento de um grupo escolar em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapemirim.
Existem outros benefícios que se enquadram na categoria de serviços sociais oferecidos pela empresa, tais como: auxílio doença, auxílio funeral, etc.